A ambição de Cabo Verde, segundo o Chefe do Governo, é ter "relações privilegiadas com as Regiões Ultraperiféricas da Europa, particularmente as ilhas da Macaronésia e uma articulação mais próxima com a Comissária, no sentido de termos uma agenda clara de cooperação com a União Europeia, através das Regiões nos domínios do meio ambiente, transportes aéreos e marítimos, segurança, educação e formação de recursos humanos, inovação tecnológica, gestão dos mares e outros".
José Maria Neves afirmou que através desses mecanismos, o seu Governo quer construir a parceria especial que Cabo Verde está a propugnar com a Europa. Nesta quadro, o Primeiro Ministro garantiu que a Comissária mostrou-se aberta a esta questão e considerou que "há razões para estarmos satisfeitos com o andamento deste dossier, no quadro do relacionamento entre Cabo Verde e a União Europeia".
Para o Chefe do Governo, até o final deste ano "devemos ter algo mais concreto e esta minha deslocação a Madeira tem a ver com a proposta que fizemos e estamos a negociar com União Europeia". Entende que a declaração final da reunião dos Presidentes das RUP acaba por "reforçar essa ideia, apoiando-a e manifestando claramente a necessidade do reforço da cooperação entre Cabo Verde e as Regiões Ultraperiféricas.
O Primeiro Ministro encontrou-se, igualmente, com o Presidente da Região Autónoma da Guiana Francesa, que assumiu a presidência da conferência.
À margem da conferência, o Chefe do Governo visitou algumas infra-estruturas na Madeira, que em seu entender, podem ser realizadas em Cabo Verde, nomeadamente ao nível da rede viária, portos, telecomunicações, redes de água e saneamento básico e, finalmente a recolha de resíduos sólidos. "Nos últimos anos a Madeira teve uma transformação extraordinária, sobretudo no domínio das infra-estruturas e é este o modelo que pretendemos seguir em Cabo Verde. Esta é uma Região que serve um pouco de referência ao processo de transformação em curso no nosso país", destacou José Maria Neves.
Para o Chefe do Governo o "know-how" na área da rede viária e túneis é muito avançado na Região, razão pela qual "foi decidido enviar brevemente ao arquipélago uma delegação que será chefiada pelo Ministro das Infra-estruturas e Transportes com empresários para analisar com o Governo e empresários da Madeira a oportunidade da cooperação económico – empresarial.
José Maria Neves manifestou, também, o interesse de receber em Cabo Verde mais investidores madeirenses. "Queremos que haja mais investidores da Madeira em Cabo Verde, porque em alguns sectores a Madeira está em maturação e podemos ser um mercado complementar para as empresas desta Região".
Visivelmente satisfeito com a sua primeira visita de trabalho à Madeira, o Primeiro Ministro sublinhou o facto de "ter sido muito produtiva", sobretudo porque "serviu para conhecer a Região que se desenvolveu muito".