Notícias

Cabo Verde e Suíça assinam contratos para aquisição de materiais às escolas de Santiago e Boavista

 

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, os dois projectos, orçados num valor aproximado de 16.000.000 CVE Escudos Cabo-verdianos, visam a melhoria das condições de ensino e de gestão dos referidos estabelecimentos de ensino, tendo como principais beneficiários os alunos do Ensino Secundário dos Municípios de São Domingos e da Boavista.

Recorde-se que as duas infra-estruturas escolares foram construídas com o co-financiamento deste parceiro, que muito tem contribuído para o desenvolvimento do sistema educativo cabo-verdiano, não só através da construção das referidas infra-estruturas mas também da concessão de bolsas para formação em países terceiros, na promoção de alfabetização de adultos e da formação profissional.

Outrossim, está prevista a chegada, no decurso do presente mês, de 37 toneladas de leite em pó que se destinam ao Programa Nacional de Cantinas Escolares, gerido pelo ICASE.

"Nas relações de cooperação entre a Suiça e Cabo Verde, este parceiro demonstrou sempre o interesse em apoiar o desenvolvimento do país, tendo canalizado recursos que visam a redução da dívida interna e o fomento dos sectores da agricultura, saúde, água e saneamento, meio ambiente, etc. De registar ainda o contributo da cooperação Suiça para a consolidação do processo de descentralização e do desenvolvimento do poder local, mormente dos municípios de São Domingos e da Boa Vista", explica a nota de imprensa.

Refira-se que os acordos serão assinados, pela parte Cabo-verdiana, pelo Director Geral da Cooperação Internacional, António Pedro Alves Lopes, e pela parte Suiça, pelo Encarregado de Negócios, a.i, da Embaixada da Suiça, acreditada em Cabo Verde com residência em Dakar, Beat Kaser.