Notícias

Transparência Internacional: Cabo Verde classificado 3ª posição em África

 

O arquipélago de Cabo Verde foi colocado na 49ª posição do índice global de corrupção a par da Eslováquia e acima de alguns países da União Europeia como a Letónia, Lituânia e a Polónia que ocupa o 61º lugar nesse ranking, ultrapassando ainda os países como as Maurícias e as Seichelles que ocupam a 53ª e 57ª posições, respectivamente, bem como o Brasil e a China que estão na mesma posição (72º).

O país africano melhor posicionado foi o Botswana que ocupa o 38º lugar, com 5,4 pontos no ranking, seguido da África do Sul (43ª, 5,1 pontos) e Cabo Verde na 49ª posição com 4,9 pontos.

Cabo Verde surge, assim, como o país menos corrupto dos países africanos de língua oficial portuguesa à frente dos outros países dos PALOP como Moçambique (111ª posição), São Tomé e Príncipe (118ª), Angola e Guiné-Bissau (ambos na 147ª posição).

De acordo com a Transparência Internacional, os países que têm mais corrupção ficando no fim da tabela são: a Somália, a Birmânia, o Haity, o Iraque, e Uzebequistão. Por outro lado, os países mais transparentes colocados no início da tabela são a Nova Zelândia, a Dinamarca, a Finlândia, a Singapura e a Suécia.

De realçar que, segundo a referida ONG, os resultados deste ano concluem que "o fosso entre os países ricos e pobres relativamente ao índice de corrupção continua a acentuar-se".