Notícias

Ministra da Defesa Nacional visita China

 

Esta visita de trabalho da Ministra da Defesa Nacional inscreve-se no quadro do novo relacionamento entre os dois países, marcado pela intensificação do diálogo político e a diversificação das relações de cooperação e parceria económica. Recorde-se que nestes últimos dois anos registou-se uma intensa troca de visitas e de contactos ao mais alto nível em que se destacam a deslocação do Presidente da República, do Primeiro Ministro, do Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional e do Ministro dos Negócios Estrangeiros à China e do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Vice-Ministro do Comércio chineses a Cabo Verde.

A última visita de um Ministro cabo-verdiano da Defesa à China data de 1997, pelo que esta deslocação permitirá relançar, no novo quadro acima referido, os contactos políticos entre os dois países também no domínio da tradicional cooperação técnico-militar e perspectivar o renovar dessa cooperação.

Do programa da visita constam, entre outros, um encontro de trabalho entre o Ministro da Defesa chinês e a Ministra da Defesa Nacional cabo-verdiana e respectivas delegações, a assinatura de um Acordo Geral de cooperação no domínio militar, de um Protocolo de fornecimento de equipamentos às Forças Armadas cabo-verdiana para o biénio 2007-2008, visitas a diferentes unidades das Forças Armadas chinesas e uma visita de cortesia ao Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular da China.

Pretende-se com esta visita, em especial, no domínio da cooperação militar, assegurar a continuidade e regularidade da ajuda em equipamentos às Forças Armadas cabo-verdianas que tradicionalmente vem sendo garantida pela China. Perspectiva-se ainda projectar a aquisição de novos equipamentos para a Guarda Costeira, necessários para se melhorar a fiscalização do território marítimo nacional e a salvaguarda da vida humana no mar, bem como estudar a possibilidade de construção de um edifício para o Estado-maior.

De realçar que, à margem da visita e na sua qualidade de Ministra da Reforma do Estado, a governante deverá visitar a HUAWEI, empresa multinacional informática parceira do NOSI num projecto para o reforço da governação electrónica no valor de 30 milhões de dólares. Por último, encontrar-se-à a Ministra com a Vice-Presidente da Federação das Mulheres Chinesas.

Refira-se que a Ministra da Defesa Nacional faz-se acompanhar pelo Director Geral da Defesa, Tenente-coronel Pedro dos Reis Brito, pelo seu Assessor, Cdte Carlos Reis, e pelo Cdte Adjunto da Guarda Costeira, Tenente-coronel Alexandre Baptista.