Este seminário, organizado em parceria com o Ministério Cabo-Verdiano dos Negócios Estrangeiros e a Fundação Amílcar Cabral, inscreve-se no âmbito de um vasto projecto de investigação lançado em 2005 sob os auspícios do programa das Nações Unidas sobre a gestão das transformações sociais (o programa MOST da UNESCO). O seminário será aberto pelo Ministro da Economia, Crescimento e Competitividade, José Brito, e contará com a presença de Pierre Sane, Sub-Director Geral da UNESCO para as Ciências Sociais e Humanas.
Em Abril último, um primeiro seminário realizado em Praia analisou as especificidades do arquipélago de Cabo Verde no espaço de cooperação económica oeste-africana. "O seminário de Setembro reunirá aproximadamente uma centena de pessoas, de entre as quais, especialistas em ciências sociais e directores da integração regional dos ministérios encarregues deste assunto nos 15 países membros da CEDEAO. Estes últimos efectuarão uma avaliação periódica do projecto MOST a três meses da próxima reunião dos chefes de Estado da CEDEAO", segundo uma nota de imprensa do MNECC cabo-verdiano.
Desde o lançamento deste projecto da UNESCO visando explorar as razões da morosidade de um processo que representa uma via incontornável para tirar as populações oeste-africanas do "mau desenvolvimento", já foram analisados os casos de 10 dos 15 países membros da CEDEAO, por ocasião de seminários nacionais efectuados no Benin (8-9 de Outubro de 2005), no Gana (8-9 de Novembro de 2005), no Mali (14-15 de Novembro de 2005), no Burkina Faso (21-22 de Novembro de 2005), na Gâmbia (22-23 de Dezembro de 2005), no Níger (18-19 de Outubro de 2006), no Togo (22-23 de Agosto de 2006), no Senegal (13-14 de Setembro de 2006), em Cabo Verde (4-5 de Abril de 2007) e na Guiné (30-31 de Maio de 2007).
Esses encontros permitiram reunir à volta de uma mesma mesa – não raro pela primeira vez – cientistas, decisores políticos e actores do desenvolvimento económico e social, com o apoio de várias organizações internacionais empenhadas no desenvolvimento social de África (a Fundação para o reforço das capacidades em África, o Centro Regional para o Desenvolvimento Internacional(CRDI) e Trust Africa). De cada encontro resultou uma obra publicada nas edições Karthala. Refira-se que, as obras sobre o Benin, Mali, Senegal e Níger estarão disponíveis por ocasião do encontro da Praia.
"Cinco seminários nacionais deverão ser realizados (Côte d'Ivoire, Libéria, Serra Leoa, Nigéria e Guiné Bissau) antes da organização de uma conferência internacional no Outono de 2008, a fim de estabelecer uma plataforma de propostas sobre integração nacional que será submetida à Cimeira dos Chefes de Estado da CEDEAO", conclui a referida nota.