O conhecimento do perfil técnico dos funcionários da Administração Pública constitui um importante instrumento de gestão dos Recursos Humanos, em todas as suas valências, bem como uma forma de prestação de contas à sociedade e seus diferentes actores sobre como parte dos recursos financeiros do Estado estão sendo canalizados. De igual modo, ele permite visualizar a distribuição sectorial e espacial dos recursos humanos, a sua qualificação para o exercício de suas funções públicas.
Quando este estudo se faz de forma periódica ele permite ver a tendência de evolução dos efectivos, tanto em termos globais como sectoriais e como, eventualmente, tem-se transformado o perfil dos funcionários e agentes da Administração Pública.
Em 2001-2002, o governo, através do departamento governamental responsável pela Administração Pública, efectuou um recenseamento dos funcionários da Administração Pública com vista à criação/reactivação do Banco de Dados da Administração Pública.
Os dados referentes aos efectivos encontram-se já consolidados e, inclusivamente, têm permitido uma actuação mais célere no que concerne ao processo de pagamento. De igual modo, eles são importantes em termos de gestão das diversas carreiras e dos diversos quadros de pessoal, da gestão previsional e da implementação das políticas de mobilidade.
Embora estes dados estejam a ser utilizados por muitos departamentos governamentais, nenhum trabalho mais sistemático de análise do perfil dos funcionários actuais da Administração Pública foi realizado nem tampouco divulgado para o conjunto da sociedade cabo-verdiana.
É com vista a colmatar esta lacuna que o presente trabalho se inscreve.