Notícias

Santa Catarina: PM termina visita com água e vias de acesso na ordem do dia

 

O Chefe do Governo percorreu várias localidades do interior daquele concelho, tendo-se reunido com as populações de Tabugal, Achada Leite, Ribeirão Isabel, Chã de Tanque, Palha Carga, Chã de lagoa e Entre Picos de Reda.

pmmistJosé Maria Neves, acompanhado dos Ministros de Estado, Infra-estruturas, Transportes e Mar, da Agricultura e Ambiente e da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território auscultou as preocupações das populações, sendo as vias de acesso e problemas de água as mais ouvidas durante a visita. O Primeiro Ministro enumerou a construção de várias estradas em Santa Catarina, designadamente para Rincão, Figueira das Naus/Ribeira Prata, Engenhos/Mato Gêgê, Librão/João Bernardo, Cruz Grande/Calhetona que passa por Flamengos, mas no seu entender, reconhece que "precisamos de uma nova geração de estradas, porque há uma debilidade muito grande de várias zonas encravadas com milhares de pessoas, designadamente Pingo Chuva, Ribeirão Isabel, Saltos, Boa Entradinha, Palha Carga, Entre Picos de Reda e outras".

O Chefe do Governo prometeu mobilizar mais meios para a resolução do problema de isolamento de milhares de cidadãos cabo-verdianos naquele município.

pmpopulaaoO abastecimento de água é outro constrangimento com que se debate os moradores do interior de Santa Catarina. José Maria Neves constatou que há um "stress hídrico" naquele município e desafia "muito trabalho a curto e médio prazos para se conseguir debelar este problema, passando pela dessalinização de água como alternativa".

A energia eléctrica, também esteve na ordem do dia das preocupações tendo em conta que existem ainda várias zonas sem cobertura de luz eléctrica. "Temos de, rapidamente, implementar um plano de electrificação rural em Santa Catarina e ver os recursos que devem ser disponibilizados para colmatar este problema", garantias deixadas pelo Chefe do Governo. Entretanto, a energia eléctrica já chegou às localidades de Picos Acima, Picos Freire, Manhanga e Chã Rodrigues cuja inauguração teve lugar Sábado, 21 de Julho, e contou coma presença do Primeiro Ministro.

assomadapmDurante a visita do Primeiro Ministro a Santa Catarina foi, igualmente, passados a pente fino outros sectores da vida nacional, nomeadamente da saúde, da educação, da justiça, da policia nacional, com os responsáveis pelos serviços desconcentrados a reivindicar mais meios humanos, materiais e financeiros indispensáveis ao seu funcionamento.

Está em estudo, segundo o Primeiro Ministro, a criação de uma delegação da Polícia Judiciária em Santa Catarina, tendo em conta a extensão da Região Norte de Santiago, para em articulação com a Policia Nacional agir de forma determinada para debelar a criminalidade no interior da ilha de Santiago.