Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade (departamento da Direcção Geral da Industri e a Energia), o Programa Electrificação Rural 05/06 incluía para além de Santa Catarina (ST) / S.Salvador do Mundo, S. Filipe, Mosteiro, Santa Catarina do Fogo, S.Nicolau e Tarrafal (ST).
Nos Concelhos de S. Catarina e de S. Salvador do Mundo (Santiago) o programa compreendeu a electrificação das seguintes localidades: Fundura, Boa Entrada, Julangue, Gil Bispo, Poilão de Engenhos, Junco – já inaugurados, Picos Acima e Pico Freire Manhanga, Chã Rodrigues e Chã de Taberna, estes no novel Município de S. Salvador do Mundo. Com o término destes trabalhos estão criadas as condições técnicas para a ligação domiciliária de mais cerca de 435 famílias à rede eléctrica.
"O projecto de electrificação no Concelho de S.Salvador do Mundo consistiu na extensão da rede Média Tensão (20KV) existente no Concelho de S. Catarina em cerca de 2 500 metros, na instalação de 3 postos de transformação aéreos (50KVA, 20/0,4KV), na construção de 7 000 metros de rede de baixa tensão, e na instalação de 61 candeeiros de iluminação pública", lê-se na referida nota.
A execução dos trabalhos esteve sob a responsabilidade da empresa Electric Lda, escolhida através de concurso público. A Direcção Geral da Indústria e Energia, em colaboração com a Electra, desenvolveu os estudos técnicos detalhados, coordenou e fiscalizou as obras.
O custo das referidas electrificações rondou os 14.500 contos integralmente financiados pelo Governo de Cabo Verde através do orçamento de investimentos de 2005 e 2006, sendo 8.450 contos em materiais e equipamentos, 4.550 contos na execução de obras e 1.500 contos em despesas diversas.
A nota do DGIE conclui que, as redes ora construídas passam a integrar a concessão de distribuição de electricidade da Electra.