Durante a sua estada, o Vice Ministro Chinês e a sua delegação da qual fazem parte vários empresários, trabalharão com uma congénere cabo-verdiana chefiada pelo Ministro da Economia, Crescimento e Competitividade, José Brito.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade, esta visita visa continuar os esforços bilaterais com vista ao aprofundamento das relações entre a China e Cabo Verde, nos domínios da cooperação para o desenvolvimento, das relações económicas, comerciais e empresariais, bem como do investimento.
Com efeito, a China poderá ser crucial para uma rápida e bem sucedida implementação da agenda cabo-verdiana de transformação, com vista a dinamizar sectores chave como o turismo, pescas, transportes e serviços (novas tecnologias e finanças) e contribuir para fazer do nosso país um hub económico global, bem como um ponto de acesso importante aos continentes: África, América do Sul (Brasil), EUA (margem leste) e a Europa.
"A parceria entre os dois países, ao desenvolver esses sectores chaves, potenciará uma enorme plataforma de negócios para as empresas chinesas expandirem o seu mercado à CEDEAO, aos PALOP e beneficiar de acordos com o AGOA. Para Cabo Verde, gerará empregos duradoiros e facilitará a edificação de infra-estruturas necessárias para garantir a implementação, com sucesso, da agenda de transformação, numa base de ganhos recíprocos para os dois Povos", prossegue a nota do MECC.
O Governo cabo-verdiano vai assim aproveitar para explorar com o Governo Chinês a possibilidade de desenvolver parcerias, nas seguintes áreas: Transshipment, Zona Franca (industrial e comercial), Hub/transbordo e Pescas e o Turismo.
Da agenda de visitas, contam ainda encontros com outros membros do Governo, audiência com o Primeiro Ministro, José Maria Neves e visitas a empresas e zonas potenciais de desenvolvimento dos sectores referidos em Santa Cruz (Santiago), Sal e são Vicente.