Perante centenas de jovens que ocorreram à praia da Laginha, o Chefe do Governo afirmou que Julho é o mês dedicado à juventude cabo-verdiana que deve aproveitar ao máximo as festividades, apelando, por outro lado, que os jovens devem também estar conscientes que não só têm direitos, mas também obrigações e deveres.
José Maria Neves recordou que estamos na semana das comemorações de mais um aniversário da independência nacional, o 32º, e aproveitando a ocasião saudou os jovens que completam este ano 32 anos de idade e, através deles, também a geração da independência e toda a Nação. "A independência valeu a pena, trinta anos depois temos uma juventude muito mais empreendedora, e protagonista do seu futuro", disse o Primeiro Ministro, para quem em Cabo Verde tem-se uma visão clara para a juventude cabo-verdiana, com a educação hoje a contemplar mais de metade da população de Cabo Verde.
O Chefe do Governo garantiu que o seu Governo está a preparar os jovens para o futuro, dando uma atenção especial à formação, "para que juventude cabo-verdiana possa ser amanhã o protagonista de um novo Cabo Verde". José Maria Neves falou da transformação de Cabo Verde, da infraestruturação do país, dos centros de formação profissional, da Universidade de Cabo Verde e do grande desafio que é a transformação do país num centro internacional de prestação de serviços nos domínios dos transportes aéreos e marítimos, financeiro e das tecnologias informacionais.
O III Festival Nacional da Juventude terá o seu termino no próximo dia 29 de Julho com um vasto programa, cujo destaque vai para o voluntariado, através do qual os promotores pretendem que os jovens sejam os protagonistas na transformação da sociedade com acções voltadas para o desenvolvimento e a protecção ambiental.
O evento é um espaço de excelência não só para os jovens mostrarem as suas capacidades, mas também de paz, amizade, harmonia e convívio.
Para além da animação musical diária com DJ´s, actividades desportivas de praia e musica ao vivo, estão previstas provas nacionais nas modalidades de ciclismo, boxe, bodyboard, uma gala de ginástica e outra de artes marciais. O teatro, a dança, a capoeira e diversas exposições, também tiveram lugar no Festival.
No mesmo dia na ilha de Monte Cara, o Primeiro Ministro condecorou com Medalhas de Mérito um grupo de personalidades e instituições do desporto que deram a sua contribuição para o desenvolvimento de Cabo Verde. Foram distinguidos o Clube Golfe de São Vicente e os desportistas António Pedro da Cruz (Topad), Eduardo Andrade, Florêncio Santos, Eduíno Sousa e Manuel Duarte.
José Maria Neves justificou as distinções como um sinal de agradecimento e de justiça por feitos realizados pelos homenageados, em prol do desenvolvimento do desporto nacional.