Enquadrado no Projecto de Promoção e Divulgação dos Direitos da Criança nas comunidades, o ICCA em parceria com várias outras instituições que prestam serviços directos às crianças levou a cabo, ao longo do mês de Junho, actividades de pronto atendimento a nível de Serviço Social, Protecção e Reinserção Social, Emergência Infantil, o programa Disque Denúncia e Educação em Ambiente Aberto. A cerimónia do encerramento desta campanha foi feita, na passada sexta-feira, e foi presidida pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves.
Ao longo desta campanha, foram feitas a vacinação completa das crianças e consultas gratuitamente nas comunidades e a sensibilização da população a nível da prevenção das doenças, a nível dos registos de nascimento, informações a nível da alfabetização e educação de adultos; apresentação dos cursos disponíveis, perfil e modalidade de acesso aos mesmos; animação comunitária para a promoção e divulgação dos direitos da criança; o Projecto Escola Segura e o projecto Operação Carinho; informações sobre o funcionamento do programa de apoio à população mais desfavorecida, nomeadamente a obtenção da Cesta Básica; informações sobre a linha SOS Droga; sensibilização das comunidades acerca dos malefícios da droga; palestra sobre a droga, informações gerais sobre os serviços que a instituição pode prestarem às comunidades e apoio psicológico.
Durante esta campanha, foram beneficiados 8 bairros da Cidade da Praia, designadamente Brasil, Tira Chapéu/Casa Lata, Achada Grande Frente, Safende, Lém Cachorro, Várzea, Ponta D'Água, Eugénio Lima.
O Presidente do ICCA, Marilena Baessa, garantiu que essa iniciativa vai continuar uma vez por mês, contando com o apoio de todos os parceiros. Entretanto, afirmou que esses resultados só foram conseguidos graças à parceria com as outras instituições, nomeadamente, a DGAEA, DGJ, a delegacia de Saúde da Praia, CMP, DGRN, Polícia Nacional, Fundação cabo-verdiana de Solidariedade, CCC – Droga e a Fundação Infância feliz.
Recorda-se que o ICCA é uma instituição tutelada pelo Ministério do Trabalho, Família e Solidariedade, que tem a sua sede na cidade da Praia e Delegações nos Municípios de Santa Catarina, Sal, S. Vicente e Fogo, bem como Comités Municipais nos diversos municípios do País; com o objectivo de garantir uma cobertura nacional no âmbito da Divulgação, Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.