Este encontro, o primeiro, entre o Chefe do Governo e o diplomata chinês foi uma oportunidade para o reforço dos laços de amizade e de cooperação entre os dois países, num momento em que se está a criar as condições para que Cabo Verde se transforme num verdadeiro parceiro estratégico da China na Costa Ocidental Africana.
A cooperação entre China e Cabo Verde iniciou-se em 1976, com o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e recentemente a China perdoou a Cabo Verde uma dívida de 30 milhões de Yuans que deverão ser investidos no país.
A cooperação sino – caboverdiana tem estreitado muito desde então e Cabo Verde poderá conquistar uma das cinco Zonas Económicas Especiais que a China pretende criar no continente africano. Um assunto que foi abordado durante a reunião.
Cabo Verde tem recebido da China apoio económico e técnico, como a construção dos edifícios do Governo, Parlamento e da Biblioteca Nacional, entre outros projectos. A China financiou, igualmente a construção da primeira barragem de Cabo Verde, na ilha de Santiago e os dois países estão a negociar a construção de outras barragens, um estádio de futebol, nos arredores da capital, uma maternidade e uma nova central de consultas no Hospital da Praia.