Estiveram presentes, nesta cerimónia, o Presidente da Comissão Instaladora do Município de S. Salvador do Mundo, o presidente da FAMI-Picos, o presidente da Federação de Associações de microcrédito-FAM-F, presidentes de várias outras Associações Comunitárias de outras localidades, e Membros e Sócios da FAMI-Picos.
Para além da cerimónia de entrega da chave da viatura à FAMI-Picos, o Ministro do Trabalho Família e Solidariedade fez uma visita às obras da Sede desta organização que se encontra em construção, bem como uma visita de cortesia ao Presidente da Comissão Instaladora, João Baptista Pereira.
O Ministério do Trabalho Família e Solidariedade tem sido um dos grandes parceiros da FAMI-Picos: "no ano 2004/05 concedeu à FAMI-Picos um total de 6000 contos para o reforço da capacidade de crédito, e, em 2005/06, também atribuiu mais um subsídio no valor de 2000 contos para a criação de 5 mutualidades", afirmou o presidente da FAMI-Picos.
A FAMI-Picos é uma das maiores Federações de Associações que operam no domínio das mutualidades de poupança e crédito no País, a qual já tem movimentado mais de 139 mil contos. Neste momento, fazem parte desta organização 6 associações de mutualidades de poupança e crédito e conta ter mais 4 que já estão criadas, faltando apenas a sua filiação na FAMI-Picos.
Actualmente esta organização de mutualidade de poupança e crédito conta com 1475 sócios e já tem concedido 1464 créditos, principalmente a mulheres chefes de famílias no domínio da criação de Actividade Geradora de Rendimento.
Em relação a esta matéria de microcrédito/microfinanças, na sua intervenção, o Ministro do Trabalho Família e Solidariedade adiantou que está em curso todo um processo de regulamentação do quadro legal, e garantiu que o projecto de lei que regula o microcrédito vai ser levado para a Assembleia Nacional na próxima semana para a sua aprovação. "De modo que o Governo tem todo o interesse na organização deste sector em prol das famílias carenciadas e na afirmação das instituições tipo".
Recorda-se que a FAMI-Picos inicialmente operava apenas no concelho de S. Salvador do Mundo, mas actualmente opera a nível de toda a ilha de Santiago e conta já com uma projecção a nível nacional.