Notícias

PM participa na cimeira sobre o turismo em Lisboa e efectua visita oficial a Açores

O turismo vem ganhando uma dinâmica crescente na economia cabo-verdiana, sendo apontado pelo Governo como a grande alavanca para o desenvolvimento do país nos próximos anos, daí a importância da presença de Cabo Verde neste evento.

O encontro conta com a participação de altos dirigentes portugueses e autoridades mundiais do sector do turismo.

À margem da Cimeira, o Chefe do Governo cabo-verdiano manterá encontros ao mais alto nível, designadamente com o Primeiro-ministro português, o Presidente da República, Cavaco Silva e instituições públicas e empresariais.

As relações de cooperação e a parceria especial com a União Europeia serão analisados entre os dois governantes. O Primeiro Ministro cabo-verdiano está a mobilizar apoios de Portugal na pretensão de Cabo Verde em estabelecer com a UE uma relação de parceria especial. Aliás, Lisboa tem assumido um compromisso político claro no apoio às opções estratégicas do nosso arquipélago.

De Lisboa, o Primeiro Ministro parte para os Açores, onde irá cumprir nos dias 14 a 17 de Maio um programa de visita, a convite do Presidente do Governo Regional daquele arquipélago, Carlos César.

Com as autoridades açorianas, José Maria Neves irá discutir a cooperação nos domínios da Educação e Ensino Superior, Ciência e Formação Profissional. Sendo uma região turística por excelência, Açores poderá beneficiar o sector do turismo cabo-verdiano, bem como o fomento da cooperação a nível das pescas, agricultura e a nível do ensino superior entre as Universidades de Cabo Verde e dos Açores. Nesta linha, José Maria Neves deverá proferir uma oração de sapiência na Universidade dos Açores, sobre «A Parceria Especial com a União Europeia e a Inserção Competitiva de Cabo Verde no Espaço da Macaronésia».

O propósito de Cabo Verde em estabelecer uma parceria especial junto da União Europeia, o reforço das relações entre as ilhas da Macaronésia e sua utilidade na política de grande vizinhança e no estabelecimento de projectos conjuntos deverão ser temas de discussão entre os dois governos.

José Maria Neves manterá, igualmente reuniões com a comunidade cabo-verdiana radicada nos Açores.