Refira-se que o Dia da Cultura na CPLP foi instituído, em Luanda, em 2005, aquando da IV Reunião dos Ministros da Cultura, passando a ser celebrado todos os anos, a 5 de Maio.
Segundo um comunicado do Ministério da Cultura, este Governo dá uma grande importância à cooperação, a nível bilateral e multilateral, com os países que integram a CPLP, nos mais vastos domínios da Cultura, dentro do quadro da diversidade e da especificidade de cada um dos países envolvidos.
Tal cooperação passa pela aproximação institucional com o IILP, recentemente traduzida na participação dessa instituição no Simpósio sobre a 1ª Geração do Movimento Claridoso e ainda na assinatura, em breve, de um Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Cultura e o IILP.
"Igualmente", prossegue o comunicado, "faz parte da agenda deste Governo a reunião dos Ministro da Cultura da CPLP, evento a ter lugar na Cidade da Praia, provavelmente em Outubro próximo, mês emblemático para a Cultura em Cabo Verde, pois se comemora o Dia Nacional da Cultura, e este ano será celebrado sob o signo da Geração do Movimento Claridoso".
Assim, o Governo de Cabo Verde exorta a todos os Estados Membros a dar especial atenção à cooperação cultural já que é na cultura que reside o principal fundamente da CPLP, a matriz das identidades supranacionais e a raíz fundadora e motivadora da nossa Comunidade.
"Cabo Verde é uma Nação estribada e moldada pelo húmus da nossa cultura, uma cultura que nos une, que nos especifica e que facilita o diálogo planetário com a CPLP, em particular, e com as culturas da globalização, em geral. É por isso que o recente Simpósio sobre o 1º Centenário da Geração do Movimento Claridoso, realizado com a participação de vários representantes da CPLP tinha por lema "Nação Unida Num Claro Porvir". Há que fazer da CPLP Nações Unidas num Claro Porvir", lê-se no referido comunicado.