O governante espanhol aproveitou a reunião para "felicitar o Governo cabo-verdiano pela estabilidade política, social e económica de Cabo Verde" que considerou um exemplo da democracia em África.
Manifestou, ainda "satisfação pelos resultados sócio-económicos de Cabo Verde, que se reflectem no seu índice de desenvolvimento humano, no aumento do rendimento per capita e no crescimento sustentado do PIB". O governante espanhol destacou a vontade do seu país de fortalecer as relações económicas e comerciais com Cabo Verde, onde tem uma presença significativa espanhola, em sectores como a pesca, o turismo e as energias renováveis.
Durante a sua permanência em Espanha, o chefe do Governo visitou o Conselho Superior de Câmaras de Comércio, onde reuniu-se com empresários espanhóis, mantendo-se depois um encontro com a comunidade radicada em Madrid.
Durante a sua estada, José Maria Neves viajou, igualmente, para Corunha (Galisa), tendo avistado com o Presidente da autarquia, Javier Losada e com representantes do mundo empresarial e universitário da cidade.
Em Burela, onde vive uma importante comunidade cabo-verdiana que trabalha no sector pesqueiro, o Primeiro Ministro teve alguns momentos de convívio com os seus conterrâneos.
Antes de deixar Espanha, o Chefe do Governo visitou Santiago de Compostela durante a qual reuniu-se com o Presidente da Junta, Emílio Perez Tourino e com a Conselheira das Pescas, Cármen Gallego.
As relações de cooperação com a Espanha começaram em 1979 com a assinatura de um acordo de cooperação científica e técnica e dez anos depois foi rubricado o Acordo Geral Complementar, que institui a realização das comissões mistas bianuais. Até agora a cooperação espanhola tem sido baseada em intervenções pontuais nos sectores com a cultura, educação, saúde e pesca. Recentemente a atitude de Madrid mudou reforçando o diálogo com Cabo Verde e incrementando a ajuda ao país, fazendo de Cabo Verde país prioritário no âmbito do Plano Director da Cooperação Espanhola 2005/2008.
Um outro sinal importante por parte de Madrid é o reforço da cooperação com Cabo Verde na área da vigilância marítima, disponibilizando um avião por tempo indeterminado, bem como a instalação do primeiro embaixador residente do reino espanhol no arquipélago.