Notícias

Ramiro Azevedo recebe em audiência o Director Regional da UN HABITAT

 

 

O encontro com o Director Regional da UN HABITAT teve como objectivo estudar uma possibilidade de cooperação eficaz e eficiente com o Governo de Cabo Verde e a implementação da Reforma das Nações Unidas "Delivering as One" – ONU unida na acção.

A temática da habitação foi erigida por este Governo a estatuto de desígnio nacional, de forma a constituir um instrumento de inclusão social com o envolvimento de todos os agentes e operadores públicos e privados. É neste sentido, que o Ministério da Descentralização vem procurando parceiros para a implementação de uma política de habitação que responda às necessidades do país.

A UN HABITAT afigura-se como um dos potenciais parceiros. O seu gabinete para África e Países Árabes implementa nesses países, a Agenda da Habitação, que abrange 2 temas: Habitação Adequada Para Todos e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que visa, entre outros, reforçar a capacidade desses países na implementação de projectos de habitação, levando sempre em consideração as condições sociais e culturais de cada país. Por outro lado, a UN HABITAT para África e Países Árabes tem programas no domínio da governação democrática e descentralização, uma área que o Governo de Cabo Verde já conta com o apoio do PNUD.

Após a audiência com o Ministro, a delegação da UN HABITAT teve um encontro de trabalho para troca de experiência em matéria de habitação com uma delegação constituída por representantes da Câmara Municipal da Praia, Direcção Geral do Ordenamento do Território e Habitat e técnicos do Ministério da Descentralização.

A delegação visitou o IFH, onde teve a oportunidade de conhecer os projectos que aquela instituição tem para a habitação. No período da tarde está prevista uma visita de terreno ao novo município de Ribeira Grande de Santiago e amanhã, dia 3, uma visita a três bairros da Cidade da Praia, que beneficiam neste momento de projectos de reabilitação: Bela Vista, Castelão e Achada Mato.

Por parte do Director Regional para a África da UN HABITAT, o Ministro da Descentralização recebeu a garantia e o interesse que aquela instituição tem em cooperar com o Governo de Cabo verde, através de alguns projectos que desenvolvem, nomeadamente o projecto "Alliance des Villes".

Alioune Badiane faz-se acompanhar pelo Conselheiro Sénior para a área dos Assentamentos Humanos e responsável pela África Ocidental, Joseph Guiebo, e pelo Administrador do Programa Habitat, Serigne Mansour Tall.