De acordo com uma nota do MNECC, esta Conferência constitui uma oportunidade adicional para Cabo Verde aprofundar o processo de sensibilização da comunidade internacional para os desafios da graduação/transição suave, em matéria de financiamento do desenvolvimento, custos da dupla insularidade e gestão da vulnerabilidade e de também poder apresentar a sua posição em relação à operação de perdão/ redução da dívida tal como apresentada pelo G8.
A Conferência terá quatro sessões que abordarão os temas relacionados com os Países de Desenvolvimento Médio: Cooperação, Papel dos doadores e Organizações internacionais; Estabilidade financeira; Inserção comercial e vantagens competitivas; Coesão social e governação democrática.
Recorde-se que o Grupo de Países de Desenvolvimento Médio, é constituído por 94 países e territórios, espalhados pelo Mundo, que apresentam um rendimento por habitante entre os 766 e 9.385 dólares.
Em Madrid, Victor Borges, manterá contactos políticos e aproveitará a sua estada para acertos relativos à anunciada visita do Primeiro Ministro, José Maria Neves, a Espanha e à preparação da comissão mista cuja realização precede a visita.
"Esta deslocação oferece também ao Ministro a oportunidade de concertação com algumas entidades representantes da União Europeia e da OCDE", conclui a referida nota.