Cabo Verde ocupa a terceira posição em África no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado quinta-feira, 9, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Num total de 177 países, o documento coloca Cabo Verde no 106 lugar baixando uma posição em relação aos anos de 2004 e 2005. Apesar desta queda no ranking houve uma melhoria do Índice de 0,721 para 0,722.
A esperança média de vida em Cabo Verde é de 70,7 anos e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita em termos de paridade de poder de compra passa de 5.214 para 5.727 dólares.
O Índice de Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, vem progredindo ao longo dos anos, sendo divulgado anualmente desde 1990.
Saliente-se que a Noruega, segundo o relatório do PNUD, é o país com o mais alto nível de desenvolvimento humano, sendo que o Níger surge como o último da lista.
A enorme diferença entre os países mais ricos e pobres constitui uma fonte de grande preocupação para o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2006, por isso, apelou à necessidade de garantir que "a tendência crescente da prosperidade aumente as oportunidades para a maioria e não apenas para os poucos privilegiados".