Notícias

Relatório Desenvolvimento Humano de 2005

CHEFIA DO GOVERNO
Gabinete da Ministra Adjunta do Primeiro Ministro
Nota de Imprensa
Assunto: Relatório Desenvolvimento Humano de 2005

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicou hoje, dia 7 de Setembro, o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano 2005.

O Governo de Cabo Verde congratula-se com este facto e felicita o PNUD por mais esta importante publicação.

Em particular, o Governo regista as preocupações expressas no Relatório em relação aos fracos progressos registados, a nível mundial, na realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e toma boa nota das importantes recomendações formuladas sobre esta matéria.

O Governo regozija-se pelo facto de os dados apresentados no Relatório confirmarem que Cabo Verde é um dos países em desenvolvimento bem posicionados para atingir as metas do Milénio, porquanto em relação ao Relatório do ano de 2004 há uma evolução positiva dos indicadores. Com efeito:

  1. O Indicador de Desenvolvimento Humano (IDH) aumentou de 0,717 em 2004 para 0,721 em 2005;
  2. A Esperança de Vida à Nascença aumentou de 70 anos em 2004, para 70, 4 anos em 2005;
  3. O PIB per capita aumentou expresso em termos de Paridade do Poder de Compra aumentou de 5.000 para 5.214;
  4. A Taxa de Alfabetização de Adultos e a Taxa de Escolarização combinada mantiveram-se em níveis altos, entre os melhores em África.

Com base nesses critérios, Cabo Verde classifica-se na categoria dos Países de Desenvolvimento Humano Médio, ocupando a 105ª posição em termos mundiais, posição já conseguida em 2004.

De salientar que Cabo Verde ocupa a terceira posição na África ao sul do Sahará, largamente acima de países como a Africa do Sul, o Egipto, Marrocos, Gabão.