Notícias

Governo anuncia licenciamento de novos canais televisivos

Segundo a Ministra-adjunta do Primeiro Ministro, Sara Lopes, que tutela a Comunicação Social, o jurí atribuiu uma pontuação a cada uma das concorrentes para licenciamento da actividade televisiva de sinal aberto. Assim, a Rede Record Cabo Verde obteve 70 por cento, a Tiver 57% e a RTI conseguiu 54%. A única concorrente para cobertura televisiva a nível regional foi a Nôs TV que ficou com 70% de pontuação.

Recorde-se que apresentaram-se no total seis candidaturas para o concurso de licenciamento para emissão televisiva em sinal aberto. Ou seja, além da RTI, Tiver, TV Record Cabo Verde S.A. e Nôs TV S.A., concorreram também a TV Global Media Press e a TV Lakakan, ficando as duas de fora. Estas duas últimas não conseguiram chegar aos 50%, pois, a Lakakan ficou-se pelos 49% e a Media Press pelos 45%.

"O Artº 16 do regulamento do concurso para licenciamento de televisão em sinal aberto destacava alguns aspectos que deveriam ser valorizados: a qualidade técnica e a viabilidade económica do projecto, o tempo e horário de emissão com programas culturais de carácter formativo e informativos, tempo de emissão destinado à produção nacional e dos países da CPLP, capacidade de candidato para satisfazer a diversidade de interesse do público", sublinhou Sara Lopes.

Refira-se que, as quatro estações deverão "começar a funcionar" dentro de seis meses, podendo esse prazo também ser prorrogado por mais seis meses, ou seja num período de um ano os canais devem estar a emitir. De realçar que as licenças têm uma validade de 15 anos.