Notícias

Estrada de Monte Joana vai ser construída – garantiu Primeiro Ministro

Os estudos vão ser realizados, segundo o Chefe do Governo, para a escolha do melhor traçado para Monte Joana e Mantinho Leste, cujas populações sempre manifestaram a favor de uma estrada via Abóbada, um traçado que só poderá ser decidido através da avaliação de técnicos competentes.

José Maria Neves explicou que a estrada não será construída de uma só vez, porque envolve recursos avultados e que exige parcerias. "O Governo em articulação com as associações, com os emigrantes nos Estados Unidos e Portugal, que já manifestaram o interesse em apoiar o projecto e com a Câmara Municipal da Ribeira Grande vai iniciar ainda este ano a empreitada", garantiu o Primeiro Ministro.

Para a presidente da Associação local, a construção de uma estrada que liga Monte Joana a outras localidades da ilha será o culminar de um grande sonho acalentado há dezenas de anos pelas populações e que de "certeza irá melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam aqui". Para além da estrada, os moradores pediram assistência médica, meios de ocupação dos tempos livres dos jovens, apoio aos agricultores, entre outros.

O anúncio da construção da estrada que dá acesso a Monte Joana aconteceu no quadro da visita do chefe do Governo à ilha de Santo Antão, a convite do Presidente da edilidade de Ribeira Grande, Orlando Delgado, no quadro das festas do município que se celebra a 17 de Janeiro.

Durante a sua estada na ilha das montanhas, José Maria Neves presidiu outras actividades para assinalar a data, nomeadamente o lançamento da primeira pedra do projecto Sinagoga Resort, da Sociedade Turística da Ribeira Grande. "A primeira pedra do Sinagoga Resort não é apenas a primeira pedra de um pequeno empreendimento, mas de algo extremamente importante: a criação de um tecido empresarial capaz de promover o turismo e de desenvolver outras actividades que possam trazer mais empregos, mais rendimentos para as famílias e melhoria da qualidade de vida para todos", defendeu.

O Primeiro Ministro garantiu que o Governo já cumpriu o seu papel de criar as condições económicas, bem como da qualificação de pessoas e em termos de segurança, para que haja um ambiente favorável à realização de investimentos.

José Maria Neves presidiu, igualmente, o acto de colocação da primeira pedra para construção do Centro de Acolhimento de Santo António, em Coculi e a Sessão Solene da Assembleia Municipal, durante a qual foram homenageados alguns munícipes do concelho. O primeiro Ministro participou, também, nas cerimónias religiosas em honra a Santo Antão.