Notícias

Biblioteca do Governo

A Biblioteca do Governo teve a sua origem de um Projecto do Ministério da Justiça para a implementação de uma Biblioteca Jurídica. Tendo sido atribuído mais tarde a sua tutela ao Ministério da Presidência do Conselho de Ministros, viu-se alargada a sua área de conhecimento, ficando assim a denominar-se “Biblioteca do Governo”. Inaugurada ao 10 de Outubro de 2002, ela tem por vocação para a comunidade dos funcionários uma fonte de acesso ao saber e ao conhecimento, um espaço de pesquisa e para o país um instrumento ao serviço de desenvolvimento.

Local e Espaços

A Biblioteca do Governo fica situada no último piso do Palácio do Governo no hall de entrada do Gabinete do Primeiro-ministro. O lugar escolhido para a sua implementação, permite-a com efeito, ser o ponto de intercepção e de difusão de informações para os locais de reflexão e de trabalho. Destinada a fornecer aos usuários informações técnicas e científicas para o bom desempenho das tarefas do dia-a-dia, dispõe de 70 lugares sentados. Abrangendo uma superfície de cerca de 250m2, os espaços reservados ao público estão repartidos em dois níveis, estando todos equipados com aparelhos de ar condicionado e dispõem de luz natural e artificial. Um gabinete, um depósito e um pequeno espaço para arrumações, constituem as áreas reservadas aos funcionários. O local está equipado com mobiliários de óptima qualidade (mesas, cadeiras, estantes, secretárias), oferecendo assim aos usuários um excelente conforto aliado ao aspecto acolhedor e agradável do mesmo.

Serviços Fornecidos

Um serviço de informações e de empréstimo logo à entrada, bases de dados, catálogos de documentos à disposição dos utilizadores, documentos de referência tais como enciclopédias e dicionários, um serviço de fotocópias e um serviço Internet permitem aos usuários beneficiar, com a assistência dos funcionários, explorar os recursos da Biblioteca. De entre as Bases de Dados conta-se: 18.000 referências na B.D. de Legislação, 3.000 referências na B.D. de Livros Técnicos e 3.600 referências na B.D. de artigos de periódicos.

Colecção

Justificando as suas atribuições, o usuário encontrará na Biblioteca uma colecção rica e variada. Assim, ela dispõe de uma conjunto importante de obras, jurisprudência, direito comercial, direito penal, direito civil, direito internacional, politica, economia e ciências sociais. Dispõe ainda de uma importante colecção de obras de autores cabo-verdianos, de literatura cinzenta (Relatórios do Governo, Relatórios de estudos e outras publicações do Governo). Apresenta também uma rica colecção de obras de referência, tais como: Dicionários linguísticos, dicionários técnicos, enciclopédias, vocabulários técnicos e outros mais. Uma colecção de Boletins Oficiais de Cabo Verde desde 1950 até a presente data, Diários de Governo/República de 1915 até 1999 e alguns títulos de periódicos, constituem outras colecções importantes da Biblioteca. Estima-se cerca de 3500 títulos de obras existentes na Biblioteca e a grande parte à disposição dos utentes.

Horário

A Biblioteca está aberta das Segundas às Sextas-feiras durante o horário normal de trabalho da Função Pública: de manha das 08h ao 12h e à tarde das 14h às 18h

Condições de Acesso

A Biblioteca está aberta a todos, bastando deixar um documento de identificação à porta de entrada do Palácio do Governo.

Utilização da Biblioteca

A Biblioteca é um lugar de estudo e de pesquisa. O seu património deve ser conservado e preservado para uma continuidade equilibrada e eficaz. Espera-se um comportamento digno dos usuários.
Por isso, solicita-se:

  • Silêncio, para não perturbar os outros;
  • Os telemóveis devem ser desligados enquanto o leitor permanecer na sala de leitura;
  • Não fumar;
  • Evitar comer e beber na sala;
  • Assegurar a conservação dos documentos evitando riscá-los;
  • Evitar o empréstimo abusivo ou clandestino;
  • A manipulação dos documentos deve ser feita com cuidado;

Endereço

Biblioteca do Governo
Palácio do Governo, C.P. 16 – Praia
Telefone: (+238)261 04 31