O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, recebeu hoje, sexta-feira, 27 de Maio, uma Delegação da Federação Cabo-verdiana de Boxe, para inteirar-se do andamento e do plano de preparação dos atletas, particularmente do pugilista Davilson dos Santos Morais, tendo avançado, na presença dos desportistas, que o Governo está a fazer todo o esforço para o bom desempenho dos atletas cabo-verdianos nos Jogos Olímpicos Rio’2016.
Para isso, avançou, o Governo já disponibilizou 12 mil contos para a participação de Cabo Verde neste maior evento desportivo a nível mundial, com o propósito de criar todas as condições para uma boa prestação dos atletas que dignifique o povo cabo-verdiano.
Dado a importância da participação de Cabo Verde neste certame mundial, o Governo eventualmente fará um “acréscimo a esta fatia”, pois espera ainda por algumas indecisões para inteirar-se quanto à possibilidade de mais atletas qualificarem-se.
Elísio Freire exortou ao atleta Davilson (qualificado para Rio’2016 em supercompleto e +91 quilogramas) que vá e participe nos Jogos Olímpicos com toda a tranquilidade, pois tem a bandeira de Cabo Verde e o povo cabo-verdiano com ele.
Para Fernando Elísio Freire, é um motivo de orgulho para Cabo Verde, uma população tao pequena, conquistar a qualificação para os Jogos Olímpicos, tendo uma medalha de bronze a nível africano.
De referir que Cabo Verde conta, ainda, nos Jogos Olímpicos Rio’ 2016 com a participação de seis atletas que qualificaram-se por mérito próprio em várias modalidades, nomeadamente: taekwondo, boxe, 400 metros barreiras, ginástica rítmica (wild-card), lançamento de dardo e 400 metros barreiras T-20.