Notícias

7ª edição da URDI acontece sob lema “TRADIÇÃO ORALC- Cultura Imaterial”

A ilha de São Vicente acolhe, de 30 de novembro a 4 de dezembro, a 7ª edição da URDI – Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde, num encontro com a “TRADIÇÃO ORAL – Cultura Imaterial”.

O lema deste ano, TRADIÇÃO ORAL – Cultura Imaterial, foi escolhido na medida em que é pertinente debruçar sobre esta matriz de primordial importância para construção, valorização e difusão da memora cultural cabo-verdiana.

A apresentação do programa geral e identidade visual desta edição aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25 de outubro, e foi feita pelo Diretor do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Artur Marçal, na presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Para esta edição, o CNAD leva ao certame como municípios destaque, Paul e o Boa Vista, apresentando toda dimensão artística e cultural destas localidades.

A anteceder a abertura oficial da Feira, acontecerá “No Bai URDI” um concerto musical na zona de Chã de Alecrim levando URDI aos bairros.

Versando sobre a programação, Artur Marçal explicou que a Residência Criativa, deste ano, ganha mote com o trabalho de latoaria, o Salão Created trará trabalhos resultantes URDI Júnior, Concurso de Design, Renda Brava, e Blimundo.

As grandes conversas levarão ao palco seis (6) painéis desafiando os convidados ao diálogo sobre várias dimensões da tradição oral e cultura imaterial nacional.

Para a feira na Praça Nova, cuja inscrição encontra-se aberta até o dia 28 de outubro, o diretor do CNAD explicou que nesta edição participam apenas os artesãos que tenham concluídos o seu processo de certificação.