No âmbito do Programa Indicativo de Cooperação Desenvolvimento – Clima-Energia entre a República de Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo, foi realizada hoje,12 de março, a 4ª Reunião do Comité de Pilotagem do Programa de Transição Energética, que teve como principal objetivo a discussão e aprovação do plano operativo anual. A reunião foi presidida pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro e pelo Embaixador do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean-Marie Frentz.
Durante o seu discurso de abertura, o Ministro Alexandre Monteiro destacou a parceria e o contributo da cooperação luxemburguesa em prol da transformação do setor energético de Cabo Verde, sublinhando os vários projetos que têm sido desenvolvidos ao logo dos anos.
“O impacto desta parceria é muito positivo. Estamos a levar energia limpa e acessível às escolas, as localidades isoladas e dispersas, bem como a diversos edifícios públicos. Estes projetos não só garantem o acesso à eletricidade a menor custo, como também servem de exemplo e incentivo para a massificação, que está a acontecer, do uso de soluções sustentáveis na produção e no consumo de energia em todo o país.”
Além disso, a cooperação luxemburguesa tem tido um papel importante na realização de estudos estratégicos, fundamentais para a tomada de decisões e para a mobilização de recursos que possibilitam a implementação de infraestruturas essenciais, como é o caso do projeto de armazenagem de energia, o Santiago Pumped Storage, que é financiado no âmbito da iniciativa Europeia Global Gateway.
“Esta infraestrutura estratégica será a espinha dorsal da nossa independência energética, permitindo que, até 2030, mais de 50% da eletricidade do país seja gerada a partir do vento e do sol. O projeto encontra-se atualmente em fase de concurso e a sua conclusão está prevista para 2028, o que representará um marco histórico para Cabo Verde que passará a produzir mais eletricidade de fontes renováveis do que o uso de combustíveis fósseis.”
Para este ano, ainda estão previstos a realização de estudos estratégicos para a interligação elétrica entre as ilhas e o desenvolvimento do hidrogénio verde. São
iniciativas que preparam o país para alcançar novos patamares no setor da energia no período pós-2030, permitindo-nos vislumbrar a meta ambiciosa de 100% de eletricidade renovável até 2040.
Nesta 4ª reunião do comité de pilotagem estiveram presentes os membros permanentes do Copil e os principais stakeholders do sector.