A avaliação dos estragos provocados pelas últimas chuvas continuou, ontem, 15 de setembro, na ilha do Fogo, com visita aos municípios de Santa Catarina e Mosteiros, pela equipa do Ministério das Infraestrutura, Ordenamento Territorial e Habitação.
Constatou-se que estragos significativos ocorreram nas estradas municipais de acesso às localidades de Alcatraz, Fajã e Fora Pó, no município de Santa Catarina. Enquanto nos Mosteiros constatou-se que os estragos são pouco significativos, destacando o caso do Sumbango, onde a situação de queda das rochas é recorrente. Na zona rural do município de São Filipe foi onde encontramos as mais diversas situações de ocorrências, sendo que a maioria eram evitáveis.
As enxurradas que causaram estragos nas estradas foram causadas por práticas erradas na localização e execução de obras, feitas sem licenciamento e sem acompanhamento, tendo a Ministra chamado a atenção para que qualquer tipo de edificação, no território municipal, seja ela no meio urbano ou rural ser precedida de licenciamento por parte da Câmara Municipal.
Concluída a visita a Ministra declarou que irá apresentar um programa de recuperação dos estragos ao Conselho Ministros, programa esse a ser elaborado com subsídios das Câmaras Municipais, e que suportará a proposta de declaração de estado de calamidade.