A missão oficial enquadra-se no âmbito da organização da Gala "Cabo Verde Sucesso 2023", uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, cuja IV Edição decorrerá no Rio de Janeiro, em novembro do corrente ano.
O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, inicia, domingo, 10 de setembro, uma visita oficial à República Federativa do Brasil, numa missão onde as atenções estarão viradas para a próxima Gala “Cabo Verde de Sucesso”, cuja edição vai acontecer nesse país da América Latina. Além de vários econtros agendados com a Comunidade Cabo-verdianas, o Ministro será recebido por altas autoridades brasileiras daquele país.
No Estado de Pernambuco, o governante estará com a Comunidade Cabo-verdiana residente em Recife, com particular destaque para o Município de Vitória de Santo Antão e terá encontros com o Prefeito do referido Município e com a Governadora do Estado, Raquel LYRA.
Em Brasília e no Rio de Janeiro, para além dos encontros com as comunidades cabo-verdianas residentes nesses Estados, o Ministro das Comunidades será recebido por Altas Autoridades Brasileiras, designadamente a Secretária Geral do Ministério das Relações Exteriores, o Governador e o Prefeito do Rio de Janeiro e fará visitas a diferentes instituições privadas, nomeadamente à Universidade Fluminense do Rio de Janeiro onde terá um encontro de trabalho com o reitor dessa reconhecida instituição de ensino superior.
A missão oficial enquadra-se no âmbito da organização da Gala “Cabo Verde Sucesso 2023”, uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, cuja IV Edição decorrerá no Rio de Janeiro, em novembro do corrente ano.
Esta edição da Gala “Cabo Verde Sucesso” tem como objetivo primordial, reconhecer o mérito das Comunidades Cabo-verdianas residentes nas Américas do Norte e do Sul, com particular enfoque no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Canadá, valorizar o seu potencial económico, social, cultural, intelectual e profissional, na sua relação com o País de origem e ser um espaço privilegiado de promoção de Cabo Verde e de celebração da Cabo-verdianidade em toda a sua dimensão.
Recorde-se que foram realizadas, entre 2017 e 2019, três edições da Gala “Cabo Verde Sucesso”, designadamente nos EUA, em 2017); em Portugal, 2018; Senegal, em 2019, abrangendo as Comunidades Cabo-verdianas residentes nos Estados Unidos da América e nos Continentes, Europeu e Africano, respetivamente.