Notícias

“30 Anos da Televisão em Cabo Verde: Percurso e Desafios” em jornada de reflexão

O Gabinete do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, promove nesta sexta-feira, uma jornada de reflexão sobre a trajetória e os desafios da plena afirmação e consolidação da televisão em Cabo Verde, sob o lema “30 Anos da Televisão em Cabo Verde: Percurso e Desafios”. O evento, que acontece no âmbito do Dia Mundial da Televisão, celebrado a 21 de Novembro, é copresidido pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo Almeida e pela Coordenadora Residente das Nações Unidas, Ulrika Richardson-Golinski.

Com esta iniciativa, pretende-se fazer uma retrospetiva do percurso da Televisão, numa clara perspetiva da construção partilhada das soluções para o futuro; despertar a sociedade para a importância da Televisão na consolidação da democracia, da defesa dos direitos fundamentais e da realização do homem cabo-verdiano; bem como partilhar experiências, opiniões e visões quanto aos desafios da consolidação da Televisão em Cabo Verde, num cenário de profundas mudanças tecnológicas, com o aparecimento de novos médios, novas formas de receção e um mercado com as limitações próprias de uma realidade arquipelágica.

Decisores políticos, jornalistas e profissionais da comunicação social, académicos, estudantes universitários, vão participar nesta conferência sobre os 30 anos de Televisão em Cabo Verde.

Perspetiva-se um debate fundamentado e reflexivo sobre a importância da televisão na consolidação da democracia, na defesa dos direitos fundamentais e plena realização do homem cabo-verdiano.

De referir, ainda, que o Dia Mundial da Televisão foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Dezembro de 1996, em alusão ao Primeiro Fórum Mundial da Televisão, realizado por esta Organização Internacional, com o propósito de reconhecer o importante impacto e decisivo papel que a televisão desempenha na prevenção dos conflitos e ameaças à paz e segurança.