O segundo dia da visita oficial do Primeiro-Ministro às Canárias, ficou marcado por três encontros bilaterais, de destacar, o encontro com o Presidente do Governo de Canárias, onde ficou acordado uma Cimeira entre os dois países, para Novembro.
Estes encontros assinalam um novo quadro de relações com o arquipélago canarino.
CABO VERDE E CANÁRIAS ACORDAM CIMEIRA PARA NOVEMBRO
Esta Cimeira representa um marco nas relações entre Cabo Verde e Canárias, e terá o objetivo de produzir um documento estratégico de cooperação entre os dois arquipélagos e também para apresentar os grandes resultados do Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias, em que Cabo Verde concorre com 117 projetos.
Para o Primeiro-Ministro a ideia é de primeiro desenvolver um quadro de complementaridade entre Cabo Verde e Canárias em vários domínios, como energias renováveis, agroalimentar, entre outros setores direcionados para o turismo, para que juntos possam entrar no potencial mercado da CEDEAO e formar parcerias que permitam uma aliança Estratégica com a União Europeia.
Ainda durante este encontro bilateral foi concertado áreas onde poderão sair novas parcerias, nomeadamente na formação superior e profissional. Tudo isso, representa para o Presidente do Governo de Canárias uma forma ativa dos dois Governos estrearem um novo quadro de cooperação.
CABO VERDE PARTICIPA NA 40ª EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DO ATLÂNTICO
Ainda durante o dia de hoje, aconteceu o encontro entre o Chefe do Governo de Cabo Verde e o Presidente do Cabildo de Gran Canaria, António Morales. Entre os dois ficou acordado a participação de Cabo Verde na 40ª edição da Feira Internacional do Atlântico, que acontece de 24 a 27 de Novembro. Cabo Verde deverá participar com uma missão empresarial, com vista a estabelecer intercâmbios com empresários canarinos.
ENCONTRO ENTRE O PRIMEIRO-MINISTRO E O PREFEITO DA CIDADE DE LAS PALMAS
Já no encontro com o prefeito da Cidade de Las Palmas, Augusto Hidalgo, o Primeiro-Ministro aproveitou para realçar a nova relação que o Governo pretende estabelecer com as Câmaras Municipais.
“A nível municipal, nós queremos reforçar ainda mais às relações entre as duas cidades – Praia e Las Palmas – e integrá-la dentro da Rede das Cidades Africanas”, afirma, recordando que já existe um protocolo que integra Cidade da Praia, Las Palmas, Dakar e outras numa perspetiva de reforçar a “vizinhança”.
Estas relações com a autoridade de Las Palmas, existem desde da altura em que Ulisses Correia e Silva era autarca da cidade da Praia. O Prefeito Augusto Hidalgo disse “satisfeito” por voltar a receber Ulisses Correia e Silva com quem já mantinha laços económicos e culturais. Por seu lado, o Primeiro-Ministro lembrou que foi exatamente em “Las casas Consistoriales Plaza de Santa Ana”, que rubricou um acordo de geminação entre Las palmas e a Cidade da Praia, como autarca.