Notícias

“2ª fase do Projeto ROADMAP- Resíduos Sólidos consolidaráos planos de gestão em algumas ilhas” – Gilberto SIlva

A segunda fase do projeto ROADMAP dos resíduos produzidos, que arranca em outubro próximo, foi lançado esta terça-feira, 20 de setembro, na Cidade da Praia e vai contemplar a realização de um programa de formação, informação e sensibilização junto dos diversos atores da sociedade civil, bem como a elaboração de planos operacionais de gestão de resíduos para os municípios.

 

Conforme o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva “este projeto é muito importante na medida em que define objetivos muito claros e metas em matéria de gestão de resíduos sólidos em Cabo Verde”.

O governante adianta ainda que “esta segunda fase vai permitir consolidar os planos de gestão para algumas ilhas” e irá criar uma “coluna vertebral” e uma mesma linguagem para a gestão dos resíduos sólidos, permitindo assim, a salubridade ambiental e a manutenção da saúde pública e consequentemente, para a boa qualidade de vida dos cabo-verdianos.

Por sua vez, o Ministro de Ambiente de Portugal, João Pedro Fernandes, que também participou no lançamento, afirma que este é um ótimo exemplo e que “Portugal está comprometido em cooperar com Cabo Verde nesta segunda fase do ROADMAP”, uma vez que a gestão dos resíduos é cada vez mais complexa e um desafio contínuo.

O principal resultado esperado deste projeto é uma estratégia definida em matéria de resíduos sólidos num horizonte de 15 anos.

Este projeto teve como patrocinadores entidades cabo-verdianas e portuguesas entre as quais Ministério da Agricultura e Ambiente, Agência Nacional de Água e Saneamento, Agência Portuguesa do Ambiente, Águas de Portugal, Ministério de Ambiente de Portugal, entre outras entidades.