Notícias

Ministério da Educação realiza Conselho Alargado para preparar ano letivo 2019/2020

“O Conselho Alargado do Ministério servirá para fazer o balanço de todas as atividades do ano letivo 2018/2019, identificar os constrangimentos e, em função disto, planificar novas medidas para o próximo ano letivo”. A afirmação é da Ministra da Educação, Maritza Rosabal, no ato da abertura do Conselho Alargado do Ministério da Educação que reúne, durante três dias, todos os dirigentes dos serviços desconcentrados e centrais do Ministério da Educação.

Maritza Rosabal avançou que o balanço do ano letivo findo é feito numa nova perspetiva, ou seja, focado nos resultados de cada concelho do país.

“Isto é muito importante porque neste ano introduzimos duas medidas para a melhoria da qualidade do sistema educativo, nomeadamente, a prova de aferição no 2º e 6 ano de escolaridade e as provas nacionais de avaliação no 4º e 8º ano de escolaridade que permite controlo e eliminar as assimetrias regionais”, assegurou.

Segundo a governante, estas medidas permitem que, a médio prazo, Cabo Verde comece a aplicar provas internacionais, que é muito relevante para o sistema e vai aparecer no mapa das avaliações internacionais, permitindo sermos avaliados e comparados com a qualidade internacional.

Uma outra medida que mereceu a atenção da Ministra é a implementação das medidas socioeducativas de inclusão social, que é uma aposta forte do Ministério da Educação, com especial atenção na eliminação do abandono escolar e da melhoria dos resultados, mas sobretudo em dar respostas mais efetivas às crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais.