O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas informa que no âmbito da candidatura ao financiamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura), levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, traçado com o propósito de dar acesso, incluir e massificar o ensino das artes, foram pré-selecionadas 107 escolas/associações/ONG’s em todo o território nacional, para o ano 2024.
Assim, dos 107 pré-selecionados 6 são de Santo Antão (Porto Novo), 6 de São Vicente, 2 de São Nicolau (Tarrafal), 4 do Sal (Espargos), 4 da Boa Vista (Sal-Rei), 3 do Maio, 60 da ilha de Santiago (sendo 1 de Ribeira Grande de Santiago, 41 da cidade da Praia, 7 de São Domingos, 3 de São Lourenço dos Órgãos, 4 de Santa Catarina, 3 de Tarrafal, 4 de São Miguel, e 8 de Santa Cruz), 10 do Fogo (sendo 3 de São Filipe, 4 de Santa Catarina e 3 dos Mosteiros) e 1 da Ilha Brava.
Ficaram de fora desta seleção os municípios do Paul e Ribeira Grande (Santo Antão) e, ainda, Ribeira Brava (São Nicolau) e São Salvador do Mundo (Santiago).
A missão do programa é garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliers e workshops de pintura, dança, música, teatro.
O programa Bolsa de Acesso à Cultura tem tido um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem e do ensino artístico nas comunidades em vários pontos do país.
De Santo Antão à Brava, de concelho a concelho, comunidade a comunidade, das zonas mais acessíveis às localidades mais encravadas, podemos encontrar crianças, adolescentes e jovens a aprenderem um tipo de arte.
O BA-Cultura tem ainda, como missão, formar cidadãos com sensibilidade artística e criar mercados para escolas de formação em arte. É um investimento também na família, ocupando os filhos e integrando-os na sociedade. É um investimento para se ter grandes artistas nacionais.
Recorde-se que a candidatura para mais uma fase de financiamento ao programa BA Cultura decorreu entre dezembro e janeiro, tendo sido encerrada a 31 de janeiro.