Notícias

𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐑𝐨𝐬𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞 𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐞𝐫𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚 𝐬𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐞𝐦 𝐦𝐚𝐭é𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐋𝐚𝐯𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐞 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐫𝐫𝐨𝐫𝐢𝐬𝐦𝐨

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu, na capital do país, o 𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐞𝐫𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚 𝐬𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐞𝐦 𝐦𝐚𝐭é𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐋𝐚𝐯𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐞 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐫𝐫𝐨𝐫𝐢𝐬𝐦𝐨

Em entrevista à Comunicação Social, a Governante afirmou que um dos propósitos basilares da formação é reforçar capacidades em matéria de prevenção contra a lavagem de capitais e financiamento de terrorismo.

Joana Rosa, sublinhou que o país trabalha já há algum tempo na questão de lavagem de capitais, em cooperação com várias instituições nacionais e internacionais e que há dois anos aprovou o Plano Nacional do Combate à Lavagem de Capitais (Encave) que prevê o estabelecimento de um plano nacional de formação que compreende todas as partes interessadas.

A sua operacionalização está a contar com o apoio de alguns parceiros, nomeadamente o Luxemburgo, cuja cooperação está mais virada para formação aos integrantes da Comissão Interministerial de Lavagem de Capitais.

A Ministra afirma reforça que “Luxemburgo financiou esta formação porque entendeu que para a implementação da Encave torna-se necessária a formação e a capacitação dos elementos que compõem a Comissão Interministerial”, enaltecendo, que esta formação visa além de reforçar o conhecimento em matéria de lavagem de capitais e tem como objetivo dar maior visibilidade à própria Encave.

Como impacto espera-se que esta formação destinada aos representantes da comissão interministerial, os bancos, ordem dos advogados, agências reguladoras, sociedade civil e demais instituições possam contribuir para a redução, prevenção e combate contra a lavagem de capitais e financiamento do terrorismo no país.

De acordo com a Joana Rosa, o que Cabo Verde está a pretender com esta nova avaliação é que venha bons resultados, para quem esses bons resultados dependem também do trabalho que se está a fazer internamente.

Contudo, realçou que o país está a trabalhar neste sentido, exemplificando que já reformulou o quadro legal interno, já tem a Encave, está a trabalhar para o reforço institucional da Unidade de Informação Financeira, enquanto Inteligência Financeira, ou seja, criando sinergias internas com participação de várias entidades integrantes.

Os efeitos da lavagem de capitais são nefastos para a economia, para a sociedade, e fomenta o aumento da criminalidade. Está-se a trabalhar agora em parceria com organismos internacionais visando o reforço dessas entidades para que possam internamente trabalhar nos respetivos sectores esta temática, reconhece a Governante.