Ministro Luis Filipe Tavares preside cerimónia de inauguração do "Cape Verdean Veterans Monument "
- Detalhes
-
Publicado em 02-10-2018
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, presidiu, sábado, em Providence, Rhodes Island, a cerimónia de inauguração do "Cape Verdean Veterans Monument", no "Rhodes Island Veterans Memorial Cemetery ".

Num vibrante discurso, proferido com muita emoção e direito a honras militares de soldados norte – americano de origem cabo-verdiana da US Army, Luís Filipe Tavares, aproveitou o momento, para saudar as bandeiras nacionais dos EUA e de Cabo Verde, enaltecer em nome do Governo de Cabo Verde, o orgulho de ter na assistência o descendente de pais cabo-verdianos o Major General Gary Brito, o mais graduado descendente de cabo-verdianos de sempre na história da US Army.
“Sinto-me orgulhoso de estar aqui hoje convosco para, juntos, escrevermos uma página importante na histórica da relação de amizade e cooperação entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde. Este memorial simboliza o sacrifício dos nossos compatriotas e descentes de cabo-verdianos na luta pela defesa deste grande país amigo, diria irmão, os EUA. Constatei com emoção, que cabo-verdianos e descendentes lutaram, desde 1775, por este país, pela paz, pela democracia e pela liberdade. A presença nesta cerimónia de congressistas e senadores, de eleitos estaduais e municipais, testemunha o respeito que a América tem para com os seus veteranos de origem cabo-verdiana. “I am proud of all of you, dear Veterans”, realçou o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana e Ministro da Defesa.
De salientar, que estiveram presentes na cerimónia cerca de 400 pessoas, nomeadamente altas personalidades norte-americanas, incluindo congressistas, senadores representantes dos Estados de Massachusetts e Rhodes Island no Congresso e Senado dos Estados Unidos da América.