Mindelo: José Gonçalves preside arranque das celebrações do Dia Mundial do Turismo
- Detalhes
-
Publicado em 24-09-2018
O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, presidiu nesta segunda-feira, em Mindelo, São Vicente, o arranque do acto central das comemorações do Dia Mundial do Turismo, este ano celebrado sob o lema “Turismo e Transformação Digital”. A 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, será a vez da Ilha de Santiago e a cidade da Praia, assinalarem a efeméride com a realização de diversas atividades em vários concelhos da Ilha.

Celebrado todos os anos a 27 de setembro, as atividades para as comemorações do Dia Mundial do Turismo arrancaram nesta segunda-feira em Mindelo e, este ano, para marcar a data, a Organização Mundial do Turismo (OMT) escolheu a cidade de Budapeste, Hungria, onde serão apresentadas a importância das tecnologias digitais para o Turismo e abordados vários temas, com destaque para o que os investidores estão procurando ao investir em produtos de turismo e inovação; o desbloquear do potencial do turismo através da inovação aberta - a importância da promoção da inovação e dos ecossistemas de empreendedorismo; o papel da tecnologia no turismo sustentável; o Big Data no Turismo e Turismo, Tecnologia e Música.
Como incentivo, a OMT lançou o primeiro concurso de Start-ups de turismo, como forma de aperfeiçoar a plataforma necessária para que os inovadores mais disruptivos do turismo se conectem com os principais investidores mundiais e apoiando parceiros de negócios. Assim, os finalistas terão a oportunidade de participar na edição da FITUR de 2019.
Com o lema proposto, a OMT pretende focar-se na importância que têm as tecnologias digitais no Turismo, já que oferecem oportunidades de inovação e preparam o sector para o futuro do trabalho para além de ajudar a destacar as oportunidades de desenvolvimento sustentável para o turismo que representam avanços tecnológicos, tais como inteligência de dados, inteligência artificial e plataformas digitais.
A OMT acredita que os avanços digitais e inovação são parte da resposta ao desafio de conciliar crescimento contínuo com maior sustentabilidade e responsabilidade no sector do turismo.
A agenda das comemorações do Dia Mundial do Turismo em Cabo Verde irá passar pelo Sal, São Vicente e Santiago, ilhas onde várias atividades ligadas ao setor serão realizadas.
De acordo com o programa comemorativo, na ilha de São Vicente, durante o dia de hoje várias instituições ligadas ao setor do turismo estarão reunidas num Workshop de validação para apresentar e debater os temas como o TMS – Tourism Management System (Sistema de Gestão Turística), Ecotur Azul e a Plataforma Resermar CV.
Na ilha de Santiago, no dia 27 de setembro, a efeméride será realizada na Escola de Hotelaria e Turismo, onde o Ministro José da Silva Gonçalves para além de presidir a abertura oficial do Dia Mundial do Turismo, irá apresentar o tema: “o Desafio do Turismo e Transformação Digital no contexto de Cabo Verde”, para mais tarde inaugurar o Front-Office da Direção Geral do Turismo e Transportes (DGTT) e Direção do Serviço do Turismo (DST).
Para marcar a data na cidade da Praia, o dia vai ser ainda assinalado com várias outras atividades de entre as quais destacam-se uma apresentação da Plataforma BI (Business Intelegence) e SGIT (Sistema de Gestão e Informação Turística), e Divulgação dos Diretórios Turísticos – Guia e Mapa de Cabo Verde, a apresentação do site, http://www.guiadecaboverde.cv, para além de uma exposição digital do turismo e a assinatura de um Protocolo entre a DGTT e o INE.
O dia 27 de setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo, em 1980, pela Organização Mundial do turismo (OMT). O objectivo é o de promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, os seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela actividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.