Workshop de Socialização do Documento "White Paper" da Administração Pública Cabo-verdiana
- Detalhes
-
Publicado em 14-05-2018
A Secretaria do Estado de Modernização Administrativa iniciou a elaboração do “White Paper - Plano Diretor para a Administração Pública de Cabo Verde”, em parceria com o PNUD, visando auxiliar e servir de orientação ao Governo de Cabo Verde para que alcance uma Administração Pública mais ágil, mais eficiente, mais diligente, orientada a resultados, com recursos humanos qualificados e motivados.
Neste quadro, o Governo, através da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um workshop de Socialização do Documento "White Paper" da Administração Pública, com a participação de representantes dos municípios, dirigentes intermédios e altos dirigentes da Administração Pública, setor privado, sociedade civil, entidades públicas e privadas, no dia 17 de maio, na Sala de Conferências do Hotel Praia Mar, das 8h30 às 15h30, cuja sessão de abertura será presidida por Sua Excia. Senhora Secretária do Estado Adjunta para a Modernização Administrativa, Dra. Edna Miranda Oliveira.
O evento pretende contribuir para uma discussão e apropriação, pelos setores chaves e estratégicos do país, ao novo modelo da administração pública e permitir consensualizar as grandes linhas da reforma da administração pública que o Governo pretende.
O Plano Diretor dará orientações que visem responder às prioridades do Governo nessa matéria, particularmente na racionalização das estruturas; na preparação de uma administração virada para uma descentralização e regionalização de suas funções; na terceirização e/ou estabelecimentos de parcerias com a sociedade civil e o setor privado; na agilização da administração pública e na prestação de melhores serviços.
Note-se que, o “Plano Diretor para a Administração Pública de Cabo Verde” foi construído a partir de: i) modelos contemporâneos de Administração Pública, ii) as características da Administração Pública de Cabo Verde referentes aos diferentes aspetos que permitem a implantação do novo modelo; iii) avaliação dos constrangimentos e das potencialidades existentes para a implantação do modelo; iv) perceção dos dirigentes sobre as novas proposições e v) partilha de boas práticas com outros países na implantação dos modelos.