MCIC financia reabilitação do Centro Cultural Paulino Vieira e remodelação da Casa da Morna
- Detalhes
-
Publicado em 13-04-2018
No âmbito da política de reforma das infraestruturas culturais existentes em Cabo Verde e inserido no cumprimento do programa do Governo que define a política para a cultura, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assina, esta sexta-feira, 13 de abril, dois acordos de parceria com a Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, enquadradas no âmbito programa “1 Auditório por 1 município”.
O primeiro acordo visa a reabilitação do Centro Cultural Paulino Vieira, no município de Tarrafal de São Nicolau, num valor seis milhões de escudos cabo-verdianos (ECV 6.000.000,00) e o segundo acordo tem como objetivo a remodelação da Casa da Morna, sito na localidade de Praia Branca, também no município de Tarrafal de São Nicolau, financiado pelo Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (FSST), em três milhões de escudos cabo-verdianos (ECV 3.000.000,00).
Os dois acordos de parceria vão ser assinados pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e o presidente da Câmara Municipal de São Nicolau, José Freitas de Brito, cujo propósito é transformar os dois espaços cultural em edifícios com elevada utilidade à comunidade e a ilha de São Nicolau.
Com a assinatura dos dois documentos, as duas entidades, imbuídas da vontade de estabelecer laços de cooperação, têm como principal objetivo cumprir com o desiderato preconizado no Programa do Governo para a cultura, no referente a Valorização do Património Nacional – Apoio na constituição e requalificação de Casas-Museus de Escritores, Artistas e outras personalidades nacionais de renome.
O programa “1 Auditório por 1 Município” é de âmbito nacional e aposta no emponderamento dos espaços e estruturas culturais, pela via da requalificação e apetrechamento, de forma a que os municípios possam receber grandes espetáculos, e proporcionar melhores condições aos artistas e público em geral.
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas encontra-se, neste momento, na ilha de São Nicolau no âmbito do VI edição do Sodade, Festival de Morna e para presidir o encerramento da conferência sobre a “Morna – Nos Identidade, Nos Património”, que acontece esta sexta-feira, 13 de abril, pelas 18h30, no Museu Nacional da Pesca. Os dois acordos de parceria serão assinados logo após o encerramento da conferência.