Participação massiva de Cabo Verde nos XI Jogos da CPLP representa forte aposta do Governo no Desporto
- Detalhes
-
Publicado em 13-07-2018
O Ministro de Estado e do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou que a participação massiva de Cabo Verde nos XI Jogos da CPLP 2018 é uma forte aposta do Governo no Desporto em geral, realçando, igualmente, o grande investimento no desporto que o Executivo tem feito, através de financiamentos às federações desportivas nos últimos anos, para permitir também que as seleções cabo-verdianas participem nas grandes organizações internacionais como a Comunidade dos Países da Língua portuguesa.
A afirmação foi feita em declarações à imprensa após a visita à delegação cabo-verdiana, que está neste momento a preparar-se para a sua participação nos XI Jogos da CPLP, da qual transmitiu uma mensagem de esperança e confiança de que irão representar bem Cabo Verde.
“Acreditamos que mais do que ter bons resultados desportivos é fazer uma representação digna do nosso país e do nosso povo, ou seja, respeitarem as regras e os adversários, saberem que estão ali por questão do desporto e dos valores que ele transmite”, frisou.
A participação de Cabo Verde nos Jogos da CPLP é uma forma desses jovens terem a oportunidade de representarem o nosso país e se afirmarem a nível internacional, disse Elísio Freire, lembrando, por outro lado, que este é um momento que Cabo Verde assume a presidência da CPLP e, por isso, “tínhamos de dar um sinal forte dessa aposta”.
O Ministro avançou que o Governo tem feito essa aposta de forma clara e consciente, sublinhando que desde 2016 já se investiu muito e o Executivo irá continuar a investir para ligar o desporto a grandes eventos internacionais.
Elísio Freire destacou, de entre outros investimentos, a certificação dos circuitos das etapas de kitesurf em Cabo Verde, bem como os Jogos Africanos de Praia que terão lugar na Ilha do Sal em 2019.
“O fundamental desta participação é a mais-valia que trará ao nosso país no processo de integração no espaço da CPLP para aumentarmos a mobilidade de todos para que o nosso espaço seja efetivamente de cidadãos de cultura, do desporto (…) para mostrarem o seu talento”, realçou.
Conforme considerou o titular da pasta do Desporto, a livre a circulação na CPLP é o propósito e objetivo da participação de Cabo Verde, porque o mais importante são as pessoas, as culturas e o desenvolvimento da cooperação entre os nossos povos.
Cabo Verde está empenhado na luta persistente e consistente sobre questão da mobilidade no espaço da CPLP, pois esta é uma comunidade de povos e de cidadãos livres, concluiu o Ministro.
Recorda-se que os XI Jogos da CPLP realizam-se de 21 a 28 de julho corrente, em São Tomé e Príncipe, e a Delegação cabo-verdiana será composta por 69 agentes desportivos, incluindo 46 jovens atletas, 11 treinadores, um árbitro, seis dirigentes para cada modalidade, dois representantes do Ministério do Desporto, um jornalista e mais três agentes de saúde.
Cabo Verde estará representado em todas as modalidades que compõem o repertório do certame, nomeadamente atletismo (masculino e feminino), atletismo para portadores de deficiência, basquetebol 3x3 (feminino), futebol (masculino), taekwondo (masculino e feminino) e voleibol de praia (masculino e feminino).