Centro de Alto Rendimento Desportivo: “Queremos formar excelentes atletas e ter bons cidadãos” – Elísio Freire
- Detalhes
-
Publicado em 09-07-2018
O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, realçou no último sábado, 08 de julho, que o Centro de Alto Rendimento Desportivo (CARD) vai na linha do que o Governo definiu para o setor que é uma forte aposta na formação, para que Cabo Verde tenha um desporto que seja capaz de formar atletas de competição desde a tenra idade e, consequentemente, serem bons cidadãos.
A afirmação foi feita no âmbito da visita que aquele governante fez ao Centro de Alto Rendimento Desportivo, no Estádio Nacional, com o intuito de constatar o andamento da sua implementação que está na fase inicial com as modalidades de atletismo, boxe, karaté e, brevemente, taekwondo.
“Formar campeões exige investimentos, persistência e que o país todo esteja mobilizado para fazer esse trabalho”, salientou o Ministro, para quem o CARD vai ao encontro daquilo que o Governo definiu desde o inicio que é fazer com que o desporto possa produzir atletas de competição, mas que incorporem também os valores do desporto que lhes permitirá ser, além de excelentes desportistas, bons cidadãos.
O Governo quer que o Estádio Nacional cumpra efetivamente o seu papel da Casa do Desporto de Cabo Verde, que hoje alberga o CARD, a Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV) e desenvolve um conjunto de ações à volta do setor de uma forma estruturada e consistente.
Fernando Elísio Freire lembrou que, neste momento, o Ministério do Desporto está a trabalhar na certificação da pista do Estádio Nacional para que possa receber competições internacionais da nossa região e ser, igualmente, um espaço que possa atrair seleções e desportistas de outros países para treinamento.
Por sua vez, o Coordenador nacional do CARD e Assessor do Ministro do Desporto, Graciano Sena Barros, avançou que “o recrutamento dos jovens atletas foi e é feito através das atividades desportivas realizadas nas escolas secundárias, onde foram/são selecionados alunos que hipoteticamente demonstraram potencialidade para treinos de alto nível”.
Graciano Sena avançou que existe um plano de treino já elaborado para cada modalidade desportiva, nomeadamente atletismo, boxe e karaté, estando os atletas, neste momento, na fase de preparação física geral, para depois passarem à preparação específica, nomeadamente na aquisição de habilidades técnicas que é crucial na tenra idade.
Segundo considerou aquele responsável, o CARD tem condições para a preparação geral e especifica em qualquer modalidade, pois tem a capacidade de poder receber qualquer seleção nacional, tendo em conta que tem uma pista de atletismo, um salão de condição física, com 300 quilos de pesos soltos para exercícios específicos de acordo com a modalidade desportiva.
De referir que o Centro de Alto Rendimento Desportivo a funcionar, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, conta com apoio técnico de especialistas cubanos e portugueses.
Conforme adiantou o Ministro do Desporto, brevemente serão criados polos nas ilhas de São Vicente e Sal, que permitirão cobrir todo o país e o setor ter melhores condições, com pessoas, altamente, capacitadas para captar os melhores atletas nas escolas para as competições.